Mãe vê imagem de filha com Síndrome de Down usada em anúncio espanhol

Christie Hoos, é mãe de Becca, uma menina de 10 anos com Síndrome de Down e que luta contra a leucemia. Christie estava no hospital quando recebeu a mensagem de um amigo, dando a perturbadora notícia de que a imagem de sua filha estava sendo usada em uma campanha de publicidade na Espanha.  A foto […]

Christie Hoos, é mãe de Becca, uma menina de 10 anos com Síndrome de Down e que luta contra a leucemia. Christie estava no hospital quando recebeu a mensagem de um amigo, dando a perturbadora notícia de que a imagem de sua filha estava sendo usada em uma campanha de publicidade na Espanha.

 A foto de Becca tinha apareceu pela primeira vez em seu blog pessoal, e sem qualquer permissão para uso de terceiros.

“Minha filha foi usada para incentivar a compra de um kit de teste pré-natal chamado Tranquility, como uma advertência: não deixe que isso aconteça com você.”

O anúncio por ter sido colocado de forma bem visível em um edifício em Madrid, provocou revolta de pais espanhóis de crianças com Síndrome de Down, e logo toda a revolta foi notícia na imprensa espanhola.

E como se isso não bastasse, Christie descobriu que a imagem foi usada também como propaganda por uma empresa suíça chamada Genoma, porém esta já tinha recebido reclamações e sido noticiada sobre o caso e suas consequências na Espanha. O CEO da referida empresa, Sr. Frederic Amar publicou uma carta dizendo que o anúncio “foi concebido para transmitir uma mensagem de vida e vitalidade para os profissionais de saúde.”, e que a empresa adquiriu a imagem de Becca no banco de imagens de um site, mas que a intenção era diferente da mensagem utilizada na Espanha.

“Foi o resultado de um erro interno de comunicação”, escreveu ele, que em seguida retirou o banner de seu site.

Após muita luta Christie descobriu que o site que até então vendia a imagem, a retirou de seu banco e postou uma mensagem em seu blog, agradecendo a todos aqueles que lutaram, mesmo que nem sempre em causa própria, mas com o objetivo comum de se corrigir um erro.

Cuidado com o que você posta em redes sociais, não se esqueça que nunca sabemos quem está do outro lado, e que o acesso ao conteúdo exibido na web, não está restrito a quem curte suas postagens. Evite divulgação de informações e hábitos pessoais, sobretudo conteúdo com fotos de seus filhos e amiguinhos. 

O exemplo acima teve desfecho positivo, a imagem foi usada de forma errada, sem autorização, e para propagandas médicas, mas nem sempre é assim, por isso, tome cuidado!